Entradas digitais
Seguir as recomendações do manual e as diretrizes básicas de instalações elétricas de acordo com a atual norma vigente. Observe os valores máximos de tensão permitidos de acordo com o modelo de seu equipamento.
Em caso de dúvidas consulte a página de simbologia
As entradas digitais são utilizadas para leitura de sinais elétricos que possuem status binário (sim ou não). Veja alguns exemplos:
- Status: Podemos ter uma entrada digital conectado a leitura de estado de um equipamento que nos indica se ele esta ligado ou não está ligado.
- Falha: Podemos ter uma entrada digital conectado a leitura de estado de um equipamento que nos indica se ele está em falha ou não está em falha.
- Porta: Podemos ter uma entrada digital conectado a leitura de estado de um equipamento que nos indica se a porta está aberta ou fechada.
Normalmente esses sinais são aquisitados da seguinte forma:
- Contato seco: Através de um contato seco o sinal é chaveado para a entrada digital.
- Chaveamento NPN/PNP: Através de uma Chave Eletrônica o sinal negativo/positivo é chaveado para a entrada digital.
- Ligação paralela: Com uma ligação paralela com a carga ou dispositivo que informa o sinal monitorado.
Veja nos próximos tópicos como os sinais devem ser ligados.
Keeper 308A
Ligações típicas de uma entrada digital.
Sinking (positivo/fase chaveado)
Sourcing (negativo/neutro chaveado)
Certifique-se que seu modelo de equipamento possui entradas digitais com o nível e tipo de tensão desejado.
Todo o grupo deve seguir a mesma topologia de ligação, com a mesma tensão e tipo de sinal chaveado. Não misturar CC com CA. Em ligações CA, apenas um fase deve ser utilizada.
Ligação em corrente alternada
Utilizado em casos que o sinal digital será 127/220 Vca, normalmente a própria tensão de rede fornecido pela companhia de energia elétrica. Também pode ser usado em casos em que é utilizado um transformador abaixador de tensão, como por exemplo 24 Vca.
Deve-se respeitar o limite de tensão estabelecida. Não é possível utilizar mais de uma fase para o chaveamento dos sinais em cada grupo.
Em locais com sistema trifásico, onde a tensão fase-fase é 380 Vca redobrar o cuidado na hora de chavear os sinais para que não acontece de ter mais de uma fase sendo chaveada. Dessa forma o equipamento recebe 380 Vca em suas entradas.
Adotar um polo de chaveamento e outro de referência. Por exemplo na imagem 1 sinking
o neutro "N" é a referência, conectado ao "DIC" e a fase "L" é o sinal chaveado para as DIs. Já no exemplo da imagem 2 sourcing
a fase "L" é a referência, conectado ao "DIC" e o neutro "N" é o sinal chaveado para as DIs.
Ligação em corrente contínua
Utilizado em casos que o sinal digital em corrente contínua, normalmente quando o comando/controle é feito com uma fonte de tensão CC.
Chaveamento eletrônico PNP
Nesse tipo de chaveamento o sinal chaveado é o positivo e o comum é o negativo, conforme ligação de exemplo da imagem 1 sinking
. Normalmente utilizado em equipamentos eletrônicos que utilizam chaveamento eletrônico (Transistores, Mosfets, ...) para informar o status digital. Normalmente encontrado em sensores, drivers de motores, etc.
Chaveamento eletrônico NPN
Nesse tipo de chaveamento o sinal chaveado é o negativo e o comum é o positivo, conforme ligação de exemplo da imagem 2 sourcing
. Normalmente utilizado em equipamentos eletrônicos que utilizam chaveamento eletrônico (Transistores, Mosfets, ...) para informar o status digital. Normalmente encontrado em sensores, drivers de motores, etc.