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Math (operações matemáticas)

Operações matemáticas para uso na programação. Operações básicas (+, -, x e /) podem ser feitas diretamente no código.

Operações básicas:

  • Soma: +;
  • Subtração: -;
  • Multiplicação: x;
  • Divisão: /;

Math

Função global utilizada para realizar operações matemáticas.

Math.sqrt

Retorna a raiz quadrada do número solicitado.

Math.sqrt(number);

Resposta: float

Exemplo

Math.sqrt(9);

Resposta: 3.


Math.cbrt

Retorna a raiz cúbica do número solicitado.

Math.cbrt(number);

Resposta: float

Exemplo

Math.cbrt(27);

Resposta: 3.


Math.root

Retorna a raiz de ordem N do número solicitado.

Math.root(number, ordem);

Resposta: float

Exemplo

Retornar a raiz quadrada de 9.

Math.root(9, 2);

Resposta: 3.


Math.pow

Retorna a potência do número solicitado number^ordem.

Math.pow(number, ordem);

Resposta: float

Exemplo

Retornar a raiz de ordem 5^3 = 125 .

Math.pow(5, 3);

Resposta: 125.


Math.range

Retorna a interpolação linear de um número de uma escala para o equivalente em outra escala. Útil para conversão A/D ou D/A de valores analógicos, seja para mudança de escala ou para representação em unidade real.

Referência teórica

Na matemática, Interpolação linear é um método no qual instanciamos um novo conjunto de dados utilizando interpolação polinomial em vista de construir novos pontos de dados no alcance de pontos já conhecidos. Clique aqui caso queira saber mais sobre interpolação linear em um artigo no Wikipedia.

  • x0: Escala inferior do valor de entrada;
  • x1: Escala superior do valor de entrada;
  • y0: Escala inferior do valor de saída (convertido);
  • y1: Escala superior do valor de saída (convertido);
  • x: Valor a ser convertido (entrada);
  • y: Resposta, valor convertido.
Math.range(x0, x1, y0, y1, x, limit = false);

Resposta: y

onde:

  • x0: Escala inferior do valor de entrada;
  • x1: Escala superior do valor de entrada;
  • y0: Escala inferior do valor de saída (convertido);
  • y1: Escala superior do valor de saída (convertido);
  • x: Valor a ser convertido (entrada);
  • limit: Se o valor convertido deve ser limitado entre y0 e y1 caso a entrada esteja fora do limite x0 e x1;
  • y: Resposta, valor convertido;

Exemplo

Interpolar o seguinte sinal que possui as seguintes características:

  • Sinal de entrada é uma conversão A/D de uma entrada analógica 4-20 mA de 12 bits, que varia de 0 a 4095;
  • O valor 739 representa 4 mA e 3710 representa 20 mA;
  • Esse sinal representa uma medição de pressão, onde 4 mA representa 0 bar e 20 mArepresenta 100 bar.

Com isso temos que:

  • x0: 739;
  • x1: 3710;
  • y0: 0 bar;
  • y1: 100 bar;
Math.range(739, 3710, 0, 100, entrada, true);

Resposta: Valor interpolado em bar para o respectivo valor de entrada.

Neste exemplo, como o argumento limit está em true, caso a entrada seja inferior a 739 (x0), a resposta será 0 (y0). Caso a entrada seja superior a 3710 (x1), a resposta será 100 (y1).