Contato Seco
Chamamos de contato seco um contato que está livre de potencial. É um contato físico/mecânico, onde existe uma parte fixa e uma móvel. A parte móvel normalmente é movimentada por interação mecânica ou elétrica de outras partes do equipamento. Este contato pode ser encontrado em interruptores, relés, tomadas, disjuntores, contatores e etc.
Exemplos:
- Contatos de chaves/botoeiras;
- Contatos de relés/contatores;
- Contatos de disjuntores;
- Contatos de fim de curso;
- Contatos de CLPs e outros controladores.
Contato NA (normalmente aberto)
É um contato que seu estado normal é aberto, logo quando ele é atuado o contato fechado. Também encontrado definido em inglês como contato NO (normally open).

Contato NF (normalmente fechado)
É um contato que seu estado normal é fechado, logo quando ele é atuado o contato aberto. Também encontrado definido em inglês como contato NC (normally closed).

Contato Reversível
É um contato que possui dois estados reversos simultâneos, NA e NF. No seu estado normal o contato NA fica aberto e NF fica fechado, logo quando ele é atuado o seu contato NA fecha e o NF abre. Também encontrado definido em inglês como contato SPDT (single pole double throw).

Padrões de funcionamento
Padrão BBM
O padrão BBM (break before make) é o mais encontrado em dispositivos de automação. Significa que em dispositivos com mais de um contato, sua construção mecânica é feita para que o movimento dos contatos ocorra da seguinte maneira: primeiramente todos os contatos fechados abrem, um mínimo delay ocorre, em seguida todos os contatos abertos fecham.
Padrão MBB
O padrão MBB (make before break) trabalha de maneira invertida ao BBM. Significa que em dispositivos com mais de um contato, sua construção mecânica é feita para que o movimento dos contatos ocorra da seguinte maneira: primeiramente todos os contatos abertos fecham, um mínimo delay ocorre, em seguida todos os contatos fechados abrem.